Páginas

10/05/2011

God Of War: Chains of Olympus – (PSP) – Review

E já dizia o ditado: “O que os deuses criaram, Kratos esmaga!”

Quando a “boataria” sobre God of War para PSP começou, foi um Deus nos acuda! Todos queriam saber se era verdade e se sim, quando isso aconteceria. Não deu muito tempo para que as pessoas pudessem ver no manual de God of War II algo que indicasse que o boato realmente era verdade! Quando o jogo finalmente foi confirmado, todos já sabiam que mais um incrível game estava chegando para o portátil da Sony!

O grande receio que temos quando uma franquia de sucesso começa a ter vários títulos (já que o God of War para Playstation 3 também já está em produção) é se os novos games conseguirão manter o alto nível de qualidade de suas versões anteriores... Porém, não esqueça que estamos falando do mais temido dos espartanos (mais até que Leônidas e os 300 de Esparta, pois esses devem ser descendentes dele...), Kratos! Então, nos parágrafos que seguem, você ficará sabendo o motivo pelo qual God of War: Chains of Olympus deve ser item obrigatório em sua biblioteca de games!

Mitologia grega, combate, violência, sexo, enfim, todos os já conhecidos elementos estão presentes nesse novo game. God of War: Chains of Olympus retrata os fatos que aconteceram antes mesmo do primeiro game da série, onde você poderá ver Kratos tentando se lembrar do que já aconteceu ou não em sua vida (o que inclui fatos que até já aconteceram no primeiro game da série). Kratos é um general a serviços dos deuses do Olimpio, que por sua vez o colocam num grande dilema, graças as suas diversas ordens que em certos momentos colocarão Kratos em uma situação onde ele deverá escolher entre o que é melhor para os deuses ou o que é melhor para ele. O jogo pode não ter um enredo para inspirar um filme épico, mas tem informação suficiente para explicar muito da ira do famoso Kratos.

O sistema de combate é praticamente o mesmo que todos aprenderam a amar e jogar, com controles funcionais e de boa resposta. Se você não está acostumado com jogos da série ou com os controles do PSP, talvez leve mais tempo para se acostumar com movimentos de esquiva (L + R e o lado desejado no analógico), mas depois que se acostumar tudo ficará bem mais interessante! Para atacar, basta você utilizar do velho sistema de combos, sabendo dosar a quantidade certa de ataques fortes ou leves (botão triângulo e quadrado respectivamente), não esquecendo que quanto maior seu combo, mais orbes vermelhas você coletará! Depois será possível até por as mãos em uma nova arma, a “Gauntlet of Zeus” (em inglês livre, Luvas de Zeus), uma luva gigante que Kratos poderá utilizar para desferir os mais diversos ataques. Os mini-games marcam presença também em Chains of Olympus, sendo em chefões, inimigos mais complicados ou em momentos de “prazer”! Uma seqüência de botões e movimentos vai aparecendo na tela e basta você as seguir corretamente para ver os estragos que Kratos pode causar! Erre a seqüência e você verá os estragos que podem ser causados em Kratos! Então fique espeto!


O jogo também trás mágicas, nada em grande número, mas o suficiente para divertir quem joga e para causar estragos. Logo no início, após derrotar um Persa grande e barbudo, você receberá o poder do Efreet, causando dano de chamas aos oponentes próximos a você segurando o R e apertando triângulo. Novamente, quanto mais acertos você fizer, mais orbes vermelhas você coleta. Para quem ainda não as conhecem, as orbes vermelhas são responsáveis pela liberação de novos golpes e magias, como num sistema de upgrade. Também ainda será possível descobrir caixas de tesouros escondidas, que podem conter life, poder mágico, para que você possa recarregar o que gastou soltando magias, mais orbes vermelhas e olhos de górgona e penas de fênix, que servem para aumentar suas barra de life e seu poder mágico, dando ainda mais poder a Kratos.


God of War: Chains of Olympus é muito mais orientado em combate do que o próprio God of War 2. Claro que há um puzzle ou outro e áreas em que você terá que nadar ou saltar de plataforma a plataforma, mas no geral Chains of Olympus é um game sobre as aventuras de Kratos, ou seja, pancada! Os mais variados adversários estarão a sua espreita, de soldados humanos a criaturas mitológicas como medusas ou ciclopes, que estarão em seu caminho antes que você consiga passar pelas barreiras mágicas vistas nos cenários. Para poder seguir adiante, basta derrotá-las. Assim o jogo sempre manterá um alto nível de ação e uma vez que o mesmo tem um bom sistema de combate, você não irá conseguir enjoar dele.






Graficamente o jogo é simplesmente divino, como um servo dos deuses deve ser! God of War: Chains of Olympus consegue manter um frame rate impressionante, mesmo com uma vasta quantidade de adversários na tela, assim como os efeitos de câmera, que são automáticos, porém muito bem projetados. E se você quiser ficar mais impressionado com os gráficos, basta prestar atenção nos efeitos de sombra ao se movimentar ou ao mover de um objeto, que também podem ser vistos nos belíssimos cenários, sempre interagindo ao fundo (e se tudo isso não for o suficiente para você, quem sabe você só se empolga com o sangue)! Essas cenas estão presentes de várias formas, sejam com animação total, parcial de cenas CG ou com gráficos do próprio jogo. Se você tiver uma TV compatível então, será possível colocar seu PSP Slim (com os cabos corretos) para rodar o game numa televisão ainda maior (porém os gráficos podem chegar a distorcer um pouco a história) colocando Kratos e seus massacres em grande tela!


Quando você for jogar God of War: Chains of Olympus, de preferência  jogue utilizando um fone de ouvido, já que a trilha sonora é muito legal, assim como a narração! As performances dos dubladores dão um nível a mais de empolgação ao jogo juntamente a trilha sonora do jogo e aos sons ambientes, que se encaixam perfeitamente ao alto nível de ação do jogo! Além disso, God of War: Chains of Olympus também traz uma interessante quantidade de extras a serem destravados após o termino do game. Conceitos de arte, vídeos e uma roupa bônus para Kratos estarão disponíveis assim que você terminar o jogo na dificuldade padrão. Depois é só jogar no modo super-difícil que é o God Mode ou as cinco tarefas no desafio de Hades (que também não são nada fáceis) para revelar ainda mais novidades.


Com isso você deve estar imaginando, “esse jogo é perfeito? Não tem defeito nenhum?”, bem, é quase isso! Das poucas coisas que poderiam ser melhoradas em Chains of Olympus posso citar a falta de novidades, que é notável, mas nada tão catastrófico assim. Além disso, também a falta de novos elementos na jogabilidade, que realmente poderiam ter adicionado um “o quê” a mais numa fórmula que já é muito boa, assim como uma maior quantidade de novas armas, fases e mais chefes. Não que os que estão presentes no jogo sejam ruins, longe disso, mas uma quantidadezinha a mais não teria sido nada mal. E uma última coisa que também não ficou lá muito legal é a duração do jogo, um tanto curto, pois mesmo coletando tudo o que há de mais escondido, sejam baús ou caixas a serem destruídas, o jogo principal não dura mais de sete horas. Com isso você fica esperando por mais, já que esse é um jogão! Esse último detalhe chega a ser compreensível, já que a mídia do PSP armazena no máximo 1.75GB e a qualidade gráfica, de som, enfim, a qualidade do jogo é alta. Com isso, era de se esperar que o jogo consumisse muito do espaço disponível, tornando-se um game não muito longo.


Assim, God of War: Chains of Olympus se destaca como um dos melhores games disponíveis para o PSP até então (se não o melhor)! Mesmo sendo curto, esse é um excelente jogo que trás exatamente aquilo que os fãs esperam de um game do Kratos, ação, pancadas e muita, mas muita diversão! Ele não é o incrível Hulk, mas Kratos ESMAGA!

Plataforma: PSP
Data de Lançamento: 04/03/2008
Distribuída por: Sony Computer Entertainment
Desenvolvida por: Ready at Down Studios
Gênero: Ação
ESRB Rating (censura): Mature (acima dos 17)
Nota: 9.6 / 10.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário