29/08/2011

Deus Ex: Human Revolution

English   Español

Uma revolução ou apenas mais um FPS?


Videoanálise
Deus Ex: Human Revolution é um dos jogos mais comentados dos últimos tempos. Afinal de contas, não poderia ser diferente, já que estamos falando de uma das grandes séries quando o assunto é jogatina no PC. O híbrido de FPS com RPG certamente marcou história no ramo dos jogos eletrônicos, gerando milhares de fãs sedentos por mais aventuras no belíssimo universo de ficção científica criado pelo título.
Após uma sequência, lançada em 2003, Deus Ex foi ficando em segundo plano. Finalmente, em 2007, um novo jogo da série é anunciado, o qual traria informações introdutórias aos eventos ocorridos no primeiro game. Finalmente, Deus Ex: Human Revolution chegou às mãos do Baixaki Jogos. Mas será que toda a espera valeu a pena? É isso que você confere nesta análise.

Aprovado

História fora dos padrões
Sem dúvidas, um dos fatores que mais chama a atenção em Deus Ex é a sua trama. Primeiramente, temos bastante foco na história, algo que já é raro para o gênero abordado pelo jogo, o FPS. Como se não bastasse, a própria narrativa do game impressiona pela sua dinamicidade, situando o título ao lado de outros poucos jogos de tiro em que a história é realmente relevante.
No game, você encarna Adam Jensen, chefe de segurança de uma empresa conhecida como Sarif. Essa companhia é especializada em humanidade aumentada, um novo recurso que mudou totalmente a sociedade e a maneira de viver. Com essa tecnologia, podemos ficar mais fortes, velozes e saudáveis, mesmo que tudo isso tenha um custo elevado.
Mas, essa biotecnologia não agradou a todos, gerando uma espécie de divisão global. O ano é 2027, e alguns acreditam que a humanidade aumentada é o próximo passo para nossa evolução. Já outros acreditam que a tecnologia é justamente o contrário, e acabará com a humanidade.
Img_normal
Como se pode perceber, a trama de Deus Ex é realmente forte, trazendo possibilidades totalmente convincentes e que realmente podem surgir em um futuro não tão distante. Isso só torna a aventura mais autêntica, algo que fará com que você não consiga parar de jogar o game até descobrir tudo o que acontece em seu universo.
Existem muitas maneiras de explorar a trama, que se modifica de acordo com suas ações. Caso o jogador opte por uma abordagem mais violenta, então notará que as consequências serão totalmente diferentes das vistas pelo jogador mais cauteloso, que prefere a discrição. Além disso, até mesmo a maneira como você explora o ambiente influencia no decorrer da trama.
Em suma, temos uma história totalmente dinâmica, influenciada por praticamente qualquer escolha e detalhe. Eis um dos grandes méritos do game: conseguir unir um elemento tão pesado a um gênero tão ágil e que, normalmente, dispensa qualquer foco na história.   
Img_normal
Hora da ação!
Mas, Deus Ex: Human Revolution também oferece bastante ação. Conforme já mencionamos, o título permite que o jogador desfrute do game da maneira que desejar. Se quiser bancar o Rambo e sair atirando em tudo o que vê pela frente, então vá em frente. Mas, se preferir uma abordagem mais tática, então aproveite os recursos que o game oferece para que você possa bancar o verdadeiro espião.
Você conta com uma série de armas diferentes e ainda pode aproveitar o sistema de cobertura do título, que oferece várias possibilidades. É possível atirar “na cega” ou então tentar a sorte atirando enquanto mira nos diversos inimigos que podem aparecer na tela. E se a situação se complicar, você pode finalizar seu oponente enquanto observa cenas realmente brutais.
Seja na discrição ou na loucura, uma coisa é certa: você precisará de bastante estratégia para sobreviver no game. Felizmente, Adam é um ser que desfruta da humanidade aumentada, permitindo que vários aprimoramentos sejam feitos em seu corpo, os quais podem fazer toda diferença durante o combate.
Img_normal
O jogador pode aprimorar várias partes de seu corpo e cada uma dela traz efeitos diferentes. Quem quiser um personagem mais durão, terá de investir no torso, nos braços e nas pernas de Adam, fornecendo mais força e golpes especiais ao jogador. Já os discretos têm de aplicar seus pontos no cérebro, nos olhos e na pele, recebendo melhorias em suas habilidades silenciosas.
O fato é que você pode criar seu personagem da maneira que bem entender. Além disso, as armas do game também são personalizáveis, algo que só aumenta a longevidade do título. Sendo assim, temos uma campanha com cerca de 20 horas de duração, mas que pode ser tranquilamente jogada várias vezes, graças às diversas possibilidades do personagem.
Digno de cinema
Outro fato que merece destaque no game é a direção de arte. Deus Ex: Human Revolution traz ambientes e cenários que relembram bastante filmes de ficção como Blade Runner, apresentando um futuro repleto de luzes e fortemente influenciado pela cultura cyberpunk. Além disso, a paleta de cores do game é muito pertinente, com foco no dourado e no preto, criando um contraste que se mantém durante todo o game. A dublagem também é bacana, com um tom devidamente exagerado.

Reprovado

Nem tão evoluídos assim
Certamente, um dos elementos que mais apresenta problemas em Deus Ex: Human Revolution é a inteligência artificial. Infelizmente, os inimigos não apresentam um comportamento natural, algo que quebra bastante toda a atmosfera proposta pelo título. Algumas vezes, eles simplesmente passarão do seu lado sem ver Adam, enquanto, em outros casos, ficam disparando sem parar contra os objetos usados como cobertura pelo jogador.
Outro elemento que estraga um pouco o game são os chefes. As batalhas contra os grandes vilões do título não acompanham às inovações e propostas diferenciadas do restante da obra. Nelas, você precisa apenas atirar e atirar contra um inimigo extremamente poderoso. Ou seja, todo o seu investimento na discrição é em vão, e os jogadores que optaram por um personagem mais tático certamente terão problemas.
Tecnicamente, o visual de Human Revolution é relativamente datado, apresentando personagem com modelos poligonais e sem muitos detalhes. A expressão facial é bem precária e chega a quebrar um pouco da imersão proposta pelo título. O mesmo vale para as CGs, que, absurdamente, são renderizadas em uma qualidade esquisita, com qualidade inferior ao que é visto nas próprias cenas de corte do game.
Img_normal

Vale a pena?

Definitivamente, Deus Ex: Human Revolution é um título que merece sua atenção. Quem é fã do gênero FPS, mas já está saturado dos jogos simplórios que existem por aí, então deve mergulhar de cabeça nessa experiência, que traz uma trama excelente e reforçada por elementos de RPG de total qualidade.
Human Revolution pode até apresentar algumas falhas, mas mesmo assim se encaixa como uma revolução no nicho dos jogos de tiro em primeira pessoa.

Artigos Relacionados:

0 comentários:

Recomendamos que você leia nossa política de comentários antes de comentar.
Mostrar ▼
- Parcerias são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso Formulário de Contato.
- Evite divulgar o seu blog nos comentários para que ele não seja excluído por nosso autor. -Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.

Postar um comentário

▲ Ir para Topo