Dragon Quest Monsters: Joker 2, jogo que será lançado para o Nintendo DS, é o quinto título da série Dragon Quest Monsters, um spin-off da famosíssima franquia Dragon Quest da Square-Enix.O objetivo no jogo? Capturar e treinar monstros para usar em batalhas. Mesmo com muitas semelhanças a uma outra série que não preciso nem citar o nome, Dragon Quest Monsters conseguiu conquistar um charme próprio e, agora, DQM: Joker 2 está a caminho para continuar os passos de DQM: Joker, seu antecessor, também lançado para o DS. Mas será que esta continuação traz novidades o suficiente para manter a série interessante? Ou será que ela está fadada a uma cansativa repetição? É hora de descobrir!
Uma herança monstruosa
DQM: Joker 2 segue de perto o estilo do anterior. Logo de cara, podemos ver que o visual continua bem parecido, tudo modelado em 3D e usando cel-shading. Apesar de parecer um pouco mais caprichado que o seu antecessor, a diferença parece ser pouca para um jogo que foi lançado há cinco anos atrás e certamente não será a coisa mais maravilhosa que você já viu na tela do seu DS. Um ponto positivo é que, como de praxe da série Dragon Quest, a arte do jogo vem das talentosas mãos do mestre Akira Toriyama, o responsável pelo anime Dragon Ball (e não, o personagem principal não é o Gohan).
Assim como no primeiro DQM:Joker, as batalhas felizmente não serão mais randômicas, o que significa que é possível ver os inimigos andando pelo cenário e escolher entre partir pra luta ou desviar dos monstros e evitar batalhas indesejadas. Já as batalhas seguem o tradicional esquema de turnos entre equipes compostas de até três monstros, sendo que o jogador ainda pode contar com mais três monstros que ficam no banco reserva.
O “cruzamento” de monstros, que desde DQM: Joker passou a se chamar “synthesizing” (talvez para buscar evitar a imagem dos monstros... ahm... cruzando) continua tão complexo como sempre, permitindo juntar duas criaturas para obter uma terceira, nova, com a combinação dos atributos e habilidades dos pais. Mas atenção: no fim do processo os pais somem para sempre (o que acaba dando mais sentido ao nome “síntese”). Vale lembrar que muitos monstros só poderão ser obtidos desta forma.
Mas... é tudo igual?
Há também uma história por trás de DQM: Joker 2, mas como de costume, ela não é a prioridade. O protagonista do jogo vai parar em uma ilha distante depois de um acidente que faz o avião Albatross cair e ele deve, então, resgatar os outros passageiros, desvendar alguns mistérios e fugir da ilha (será que também terá que enfrentar um monstro de fumaça?). Tudo isso, é claro, enquanto também recrutando o maior número de monstros possível, buscando se tornar o maior treinador Pokém-... digo... o maior caçador de monstros do mundo.
Resumindo, DQM: Joker 2 parece o resultado de colocar Dragon Quest, Pokémon, Dragon Ball e Lost no liquidificador e misturar bem. Mas se os ingredientes são todos bons, o resultado deve ser bom também, não é? Falando sério agora, eu fiz várias piadas sobre o jogo se parecer com Pokémon, mas a verdade é que Dragon Quest Monsters oferece uma experiência bem diferente (e muito divertida) e quem já jogou algum dos jogos da série sabe disso. DQM: Joker 2 já foi lançado no Japão e fez um sucesso considerável. No lado das Américas, o jogo está previsto para se lançado no dia 19 de setembro e promete ser mais um digno integrante na vasta biblioteca de bons RPGs para o DS; entretanto, se você já jogou o primeiroDQM: Joker, o principal atrativo serão os recursos de jogabilidade online, já que o restante não será muito diferente do que já se conhecia.
Dragon Quest Monsters: Joker 2 (Nintendo DS)
Nintendo / Square-Enix
Gênero: RPG
Lançamento: 19 de Setembro de 2011Expectativa: 3/5
Artigos Relacionados: