Como era de se esperar, a Amazon, depois de ver boa parte de seus clientes comprando Ipads, decidiu lançar seu próprio tablet, o Kindle Fire. Não se desesperem pois o bom e velho Kindle com tela e-ink (que imita tinta sobre papel, podendo ser lido até sob a luz do sol) continuará sendo vendido nas versões normal, Touch e Keyboard.
O anúncio do Kindle Fire foi feito nesta quarta-feira (28/09) como concorrente potencial do Ipad. O Kindle Fire tem uma tela de apenas 7 polegadas, Android, pesa apenas 413g (contra as 600g do Ipad2), tem um processador dual-core de 1Ghz, e custará apenas $199 no site da Amazon a partir do 15 de novembro.
Alguns observadores mais atentos vão perceber que provavelmente o Kindle Fire não será um concorrente direto do Ipad. Quem comprar um Kindle Fire terá a sua disposição a vasta biblioteca de conteúdos da Amazon, que conta com 18 milhões de e-books, músicas, filmes e programas de televisão. O executivo chefe da Amazon explicou que o Kindle Fire está explorando a popularidade dos e-readers para atingir os consumidores que também tem interesse por músicas e vídeos, e não podiam acessá-los do Kindle comum. A parte mais difícil que era prover o conteúdo, a Amazon já tem.
É claro que podemos definir o mercado de tablets como Apple e “o resto”, mas com certeza nesse “resto” há espaço para a infinidade de conteúdo disponibilizado pela Amazon. Além disso o Kindle Fire é barato, provavelmente os compradores do Kindle Fire serão possuidores de Kindles ou pessoas que terão o Fire como seu primeiro tablet. É difícil pensar que alguém vai trocar seu Ipad ou Ipad 2 por um Kindle Fire, seria como trocar seu jatinho particular por uma passagem comum: ambos atingem o objetivo com perfeição, mas o segundo sem tanto glamour.
O principal diferencial do Kindle Fire sem dúvida é o conteúdo, mas o hardware também não deixa a desejar. 8GB de espaço interno sendo que todo o conteúdo da Amazon pode ser armazenado na cloud do Amazon gratuitamente. Bateria tem duração de 8 horas seguidas de leitura com o Wi-Fi desligado segundo o fabricante. Tela multi-touch, com resolução 1024 x 600 e reforçada para 30 vezes mais resistente que o plástico contra arranhões e quedas. Sentimos apenas falta de uma câmera, mas nada que as próximas versões não resolvam.
Artigos Relacionados: