Páginas

13/09/2011

DotA 2 - PC

Um mod profissionalizado



O início do desenvolvimento de DotA 2 provavelmente ficou um pouco distante da ortodoxia clássica da indústria de games. Conforme explicou cofundador da Valve Gabe Newell, o projeto foi iniciado porque muitos membros da produtora eram fãs do primeiro DotA... Que na verdade é “apenas” um mod construído sobre o esqueleto do saudoso Warcraft III.
A despeito disso, trata-se ainda de um tipo de universo fantasioso que não exatamente esteve no foco da Valve ao longo dos anos — tanto pelo estilo quando pela natureza do universo. De qualquer forma, fato é que não apenas DotA 2 encontra-se atualmente em desenvolvimento, como as demonstrações públicas da versão prévia do game tem deixado muita gente ansiosa com o que pode vir —sabe-se lá quando, já que a agenda a Valve não anda primando pela precisão.

Valve: respeito pela fórmula original
Então DotA 2 deve levar a fórmula apaixonada, porém de baixo orçamento do famoso mod de Warcraft III a um grau de perfeição sem precedentes? Bem, sim. Mas não inteiramente. De fato, conforme deixou claro a Valve, a ideia do projeto não envolve grandes mudanças na fórmula original do game. “As coisas fundamentais que fizeram de DotA algo tão popular entre tantas pessoas não serão alteradas”, afirmou o gerente sênior do projeto, Eric Johnson, ao site IGN.
Basicamente, “nós resolvemos alguns dos problemas que envolviam jogar o game entre amigos”, afirmou o executivo. “Nós colocamos muito esforço para que o sistema de matchmaking funcionasse apropriadamente. Mas nós não vimos razão para alterar nada do que já funcionavam bem em DotA 1.”
De qualquer forma, isso não implica um purismo que apenas aperfeiçoou aquilo que já havia sido criado por IceFrog — desenvolvedor original do mod. De fato, embora a composição geral tenha sido mantida, as mecânicas e elementos do game original foram integralmente reimaginadas pela Valve, sobretudo em relação à arte do título... Já que o design gráfico jamais foi o forte da IceFrog, cujo desenvolvimento, naturalmente, era bastante amador.
Ademais, a Valve ainda pretende incluir na sequência/aperfeiçoamento do mod funcionalidades típicas de “jogos grandes”, tais como “Modo Espectador”, tutoriais, bots para a prática de iniciantes etc.
Ainda sem um modelo econômico
A essa altura do desenvolvimento de DotA 2, é natural que surja a pergunta: afinal, como a Valve pretende colher seus tostões com o seu “mod profissionalizado”? Em outras palavras, qual será o modelo econômico adotado pela sequência?
Embora a aposta nas cada vez mais populares microtransações pareça bastante razoável, fato é que a questão não anda ocupando muito a companhia neste momento. “O foco principal agora é torná-lo um bom título”, afirmou Gabe Newell ao site IGN. É muito mais importante entender como as pessoas podem gostar do jogo, então nós vamos nós preocupar com questões monetárias mais tarde.”

Quanto a cair nas boas graças do público, tudo parece correr de acordo com os planos. DotA 2 fez sua estreia durante a última edição da feira Gamescom. A ideia era recolher impressões dos presentes, a fim aparar arestas no projeto. Afinal, marcaram presença durante o evento boa parte do público que enxerga nos vídeo games um pouco mais do que um lazer divertido. “Esse tipo de jogador é ótimo quando se quer refinar e testar as suas decisões”, afirmou Newell.
DotA 2 deve dar as caras no início do ano que vem para PC e Mac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário