O retorno do herói com menos articulações do mundo dos games
Uma vez considerado o rosto da Ubisoft, Rayman andava sumido há algum tempo até que a companhia anunciou Rayman Origins, game que marcará não só o seu retorno, mas também explicará as suas origens, como o título bem sugere.
As primeiras imagens e vídeos deste jogo de plataforma apresentam um mundo muito charmoso e encantador, desenhado à mão com uma técnica semelhante à dos desenhos dos estúdios Disney.
A magia é possível graças à ferramenta de desenvolvimento UbiART Frameworks, desenvolvida pela companhia francesa especificamente para que artistas pudessem adicionar o seu trabalho à engine de um game, assim como regular o controle de colisões e animações de uma maneira mais fácil.
Um mundo enorme e variado para explorar
Enquanto o jogo é inegavelmente muito agradável visualmente, é inegável que beleza não é sinônimo de boa jogabilidade. Para mostrar a que seu título veio, a Ubisoft disponibilizou uma demonstração jogável durante a gamescom. Assim, até quatro visitantes da feira simultaneamente puderam tirar as suas impressões a respeito do desempenho do herói sem articulações.
Durante a feira alemã, era possível jogar em vários dos 40 estágios que estarão disponíveis na versão final, assim como em alguns dos 20 níveis extras dedicados a minigames e missões especiais (como caçar um baú do tesouro em um nível cujo chão está despencando). Além disso, cada uma das fases também apresenta até seis objetivos, que variam entre terminá-la até a completar um determinado desafio abaixo de um tempo específico.
O mundo é uma escola
Como essa aventura será a primeira de Rayman e seus companheiros, os personagens também se apresentam bastante imaturos, assim como sem quase nenhum de seus conhecimentos anteriores.
Dessa forma, será necessário adquirir habilidades para poder prosseguir. Em um determinado estágio, por exemplo, Rayman consegue libertar uma fada após atravessar uma série de obstáculo. Para demonstrar sua gratidão, ela o presenteia com a habilidade de reduzir o seu corpo, a qual será necessária em outros momentos.
Após terminar todas as 40 fases, será possível então acessar a versão Dark de cada uma delas. Com visuais mais sombrios, esses estágios serão versões mais difíceis que irão exigir toda a destreza dos jogadores para poderem ser atravessados. Além disso, como nesse ponto do game todas as habilidades já deverão ter sido aprendidas, será possível acessar novas áreas ou resolver antigos desafios com novas maneiras.
Diversão em grupo? Apenas localmente
Um dos aspectos mais marcantes de Rayman Origins é a possibilidade de poder jogar a campanha principal cooperativamente em até quatro pessoas. Assim como em New Super Mario Bros. Wii, por exemplo, os quatro jogadores poderão se ajudar (ou se atrapalhar) enquanto dividem a tela.
No entanto, para poder encarar a aventura com uma pequena ajuda de seus amigos, será necessário chamá-los para jogar em sua casa, pois o game não terá suporte online. Algo que poderá desagradar alguns.
De qualquer modo, Rayman Origins será lançado pela Ubisoft no dia 15 de novembro para PlayStation 3 e Xbox 360. Enquanto isso, a versão para PlayStation Vita (que utiliza a tela touch screen do portátil para incrementar a jogabilidade, assim como o seu touchpad traseiro) está prevista para sair juntamente com o console no final do ano. Já no caso do 3DS, o game deverá chegar apenas em março do ano que vem.
Artigos Relacionados: