Mais do mesmo
Já está disponível, exclusivamente para usuários do serviço Xbox LIVE Gold, a versão demo de Forza Motorsport 4. O game, que tem lançamento marcado para 11 de outubro de 2011, aparece já completamente em português e com apenas dois modos de jogo. Ainda assim, serve como um bom aperitivo para os aficionados por velocidade, uma das marcas registradas do título.
A ausência do modo Autovista, que permite observar os carros no mínimo detalhes, pode ser uma frustração para alguns. O foco da demonstração, porém, não é exibir qualidade gráfica, e sim, mostrar que o forte do game continua sendo a simulação.
Dois modos de jogo estão disponíveis na demo. Em Corrida Rápida, como o nome já diz, a ideia é chegar em primeiro. Já Rival pede que o jogador supere tempos obtidos por outros jogadores e disponibilizados na Xbox LIVE. Seja qual for a escolha do jogador, a prova acontecerá sempre na região suíça de Lauterbrunnen, em um circuito que mistura curvas abertas com trechos bastante fechados, que podem ou não conter tráfego. Cinco carros estão disponíveis:
- 1970 Mercury Cougar Eliminator
- 2011 Subaru WRX STI
- 2010 Ferrari 458 Italia
- BMW M5 2012
- Pagani Zonda
A mesma qualidade, mas com pouca inovação
Assim que seleciona o carro, o jogador se vê maravilhado com uma tela na qual o veículo é mostrado em detalhes, onde é possível selecionar a cor da lataria. Após configurar as opções de dificuldade, a beleza gráfica continua com imagens dos alpes suíços, que são seguidas por uma bonita introdução da corrida. Então, o nível visual é reduzido bruscamente para o início efetivo da prova.
Isso não significa que os gráficos de Forza Motorsport 4 sejam ruins. Pelo contrário, a parte visual continua sendo um dos grandes destaques do título. Mas é impossível ignorar os diversos serrilhados na lataria dos carros e a a pouca verossimilhança dos reflexos exibidos no corpo dos veículos. Apesar deste aspecto, especificamente, apresentar melhorias em relação ao terceiro game da franquia, o efeito ainda está longe do esperado — e do que é mostrado no modo Autovista, por exemplo.
Os efeitos de iluminação aparecem melhores em relação ao game anterior, mas, ainda assim, se tem a impressão de estar dirigindo sob luz falsa. Os já citados reflexos pouco detalhados se unem a efeitos de um Sol constante no circuito, que gera sombras pouco realistas e não ofusca a visão do piloto.
Os ambientes também sofreram melhorias em relação a Forza Motorsport 3. Os cenários da gelada Suíça apresentam uma absurda quantidade de detalhes, com diversas casas, rochedos, torcedores e veículos espalhados ao longo da pista. O visual é de encher os olhos, principalmente em um trecho no qual a corrida acontece à beira de um precipício, com os alpes à distância.
Simulador de qualidade
A simulação bem apurada de Forza Motorsport continua sendo o segundo pilar do título. Nesta quarta versão, nada mudou. Controlar um carro no modo de pilotagem mais difícil continua constituindo um desafio à parte, ao qual somente os pilotos mais habilidosos serão páreo.
De forma a não deixar ninguém de fora, o título traz opções que diminuem a dificuldade, deixando Forza Motorsport 4 com mais cara de jogo arcade. É possível, por exemplo, ativar a frenagem automática, deixar a troca de marchas a cargo do computador e até utilizar um auxílio durante as curvas, que auxilia o jogador mais inexperiente.
Sejam quais forem as opções escolhidas, os carros continuam reagindo de forma extremamente realista aos estímulos do ambiente. Atacar a zebra, por exemplo, faz com que o carro perca velocidade, enquanto o vácuo entre dois carros pode ser utilizado como vantagem para o piloto perseguidor durante a ultrapassagem.Por outro lado, existem ressalvas quanto ao sistema de colisões. Os veículos nunca ficarão realmente amassados e, mesmo quando a colisão resulta em capotagem, o resultado visual serão apenas arranhões na pintura e o entortamento do retrovisor. As máquinas também nunca estragarão completamente e, no máximo, apresentarão problemas na suspensão ou modificações sutis no barulho do motor. Nada, porém, que afete drasticamente o desempenho.
Aqueles que esperavam uma revolução podem tirar o cavalinho da chuva. Forza Motorsport 4 continua sendo um game de corrida extremamente competente, com belíssimos gráficos e simulação extremamente apurada. Mas ainda está longe da perfeição esperada pelos mais entusiastas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário