Páginas

18/08/2011

Steel Battalion: Heavy Armor

A guerra psicológica de cada soldado em meio a mísseis e mechas


Steel Battalion: Heavy Armor é a continuação da série Steel Battalion lançados originalmente para o primeiro Xbox. O título está sendo desenvolvido pela FromSoftware (a mesma de Demon's Souls) e será publicado pela Capcom.


Basicamente, Heavy Armor trata de guerras futurísticas de ficção científica que foca nas batalhas de libertação da América. Apesar do tradicional foco nas máquinas que os games de mecha têm, esse prima pela ênfase na parte humana da questão. Os guerreiros lutam dentro dos VTs (tanques verticais) — marcas registradas da série.



  Emoções à flor da pele


No cockpit dos veículos de combate, além do jogador há geralmente três outros soldados. Um deles é o navegador, que alerta sobre minas e bombas, e os outros dois são artilheiros, sendo um para o flanco direito e outro para o esquerdo do tanque.


O diferencial desse game é que os combatentes demonstram suas emoções, no melhor estilo humano de ser. Eles conversam, gritam, mostram pavor, até mesmo tentam abandona a luta e fugir — ainda que esteja sob fogo cerrado.  Mesmo com tantas máquinas, o título é primeiramente sobre os soldados.


Img_normal
Kinect e botões


Quando a sequencia de Steel Battalion foi anunciada para Kinect na Tokyo Game Show do ano passado, os sentimentos de ironia e “graça” pairavam no ar. Isso porque a franquia já era reconhecidamente detentora dos controles mais complicados de toda a história dos video games.


Então, como adaptar um game que usa a extrema quantidade de quase 40 botões no intuito de controlar a jogabilidade para uma plataforma que não utiliza nenhum? Com certeza não foi nada simples. Em primeiro lugar, a solução que a Capcom e a FromSoftware desenvolveram foi mesclar os controles. Ou seja, o jogo utiliza uma forma híbrida que usa o Kinect e o controle em suas mãos.


Duas guerras

 
Recentemente, um novo trailer do game foi liberado na gamescom 2011. As imagens, surpreendentes, começam mostrando uma ideia do que será o enredo do título e um pouco das razões da guerra. Também, dá uma demonstração do que será o comportamento irregular dos soldados dentro dos veículos mecha.


O destaque fica para a parte final do vídeo, no qual o artilheiro apavorado tenta fugir do tanque com pernas, no exato instante em que um disparo vai atingir o veículo. O contexto fala que todos os soldados lutam duas guerras: a externa e a dentro de cada um.


Pode-se notar claramente a confusão em que o guerreiro se encontra, transtornado pelo pânico causado pela situação. Antes de surtar, ele fala inúmeras vezes que eles vão morrer e ainda tenta se recompor.


Img_normal
Quando?


Steel Battalion: Heavy Armor tem previsão de lançamento em algum momento de 2012, exclusivamente para o Xbox 360 e requer o uso do Kinect.

Nenhum comentário:

Postar um comentário