11/05/2011

The Getaway: Black Monday (Playstation 2)

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A sombria continuação do fenomenal thriller londrino da SCEE transporta-te, uma vez mais, para as ruas foto-realistas da capital britânica.


The Getaway pode ter tido os seus detractores quando foi anunciado pela primeira vez, há alguns anos atrás. Antes do lançamento, houve quem sugerisse que se tratava de um imitador do Grand Theft Auto, utilizando Londres em vez de Vice City como cenário. Mas, depois de chegar às lojas, o seu cenário fabulosamente detalhado, um emocionante enredo e um guião inteligente e maduro silenciaram a crítica em três tempos. Com a venda de milhões de cópias, a sua posição como um dos maiores jogos para a PS2 ficou firmemente estabelecida. Além disso, a sua jogabilidade era completamente levada da breca!

No entanto, se a minha liberdade de expressão anterior te ofendeu, o título de continuação, The Getaway: Black Monday, decididamente não é para ti. O London Studio da SCEE concebeu um guião que gela o ar desde o primeiro momento em que começas a jogar, e não estamos a falar de comportamentos suaves. Exclamações insultuosas apimentam a acção, tal como o elenco de bófias e criminosos ingleses que sofrem de uma condição grave de Síndroma de Tourette. Decerto que não se trata de um jogo pensado para as famílias.

Mas se os teus ouvidos estão preparados para este linguajar e os teus olhos estão prontos para a violência das ruas, então estás preparado para um jogo verdadeiramente brutal.

Passeia pelas ruas de Londres

Desde o momento em que o ecrã de título é apresentado, sabes que tens um artigo da melhor qualidade na tua PS2. Vagas musicais, ao estilo dos Portishead, ondulam do teu televisor enquanto o ponto de vista passa de uma rua londrina em câmara lenta a um cenário estilizado, que não ficaria deslocado no grande ecrã. Depois de entrares no jogo, os elevados valores de produção continuam.

Black Monday começa com o jogador na pele do Sgt. "Mitch" Mitchell, um oficial da Polícia Metropolitana. És, instantaneamente, atirado para o seu mundo através de uma cena cortada atmosférica, que te apresenta a personagem e a sua equipa de bófias com uma linguagem muito pouco educada. Mesmo quando começas a apreciar a cena cortada, tu e a tua equipa saem da carrinha aos tropeções e aterram no meio de um tiroteio a decorrer num bairro social e és tu que tens de controlar a cena!

Vida londrina

O nível de detalhe neste complexo residencial e em todo o jogo é absolutamente estonteante. Conhecendo bem Londres, posso afirmar com toda a certeza que isto é o mais perto que consegues chegar da capital britânica sem teres de entrar num autocarro vermelho. Estão presentes todos os marcos principais - o London Eye, as Casas do Parlamento, a Tower Bridge, etc.; no entanto, são os pequenos detalhes, como os números das carreiras nos autocarros, as montras das lojas na Carnaby Street (apesar de algo desactualizadas) e o sistema de sentido único em redor dos escritórios da SCEE no Soho, que fazem com que tudo pareça real.

Como é óbvio, não são apenas as secções de condução que dão vida à Londres de Black Monday - quando sais à rua, o realismo é tão credível como se estivesses num ambiente interior. Estações do Metro, obras por acabar, ginásios de boxe e muito mais é recriado até ao mais ínfimo pormenor, das toalhas sujas no chão, aos autocolantes "o que fazer em caso de emergência" e aos tectos em mau estado.

Mais do que uma mera história

Desta vez, The Getaway conta a história sombria da escumalha de Londres a partir de três pontos de vista que se cruzam (muito Tarantino). Além do Sgt. Mitchell, podes experimentar os eventos brutalmente violentos a partir do ponto de vista de um pugilista amador ou do criminoso ainda mais amador Eddie. Obviamente, distinguir os polícias dos criminosos é bastante difícil, quando o Eddie e o Mitch são igualmente violentos e lutam taco a taco no que respeita à utilização de uma linguagem muito pouco educada.

A terceira personagem, jovem e muito bonita, é Sam, cuja linguagem não é muito diferente, embora muito menos violenta. Ela confia na acção sub-reptícia e na velocidade para realizar os seus pequenos crimes e dá um elemento completamente novo à jogabilidade, já muito completa, de Black Monday.

Passeio por Londres

O London Studio deu ouvidos aos fãs do Getaway e adicionou novos modos de jogo para quando quiseres um jogo rápido, em vez de um modo de história totalmente absorvente. Black Monday tem os modos Corrida, Perseguição, Táxi Preto e Exploração Livre acessíveis a partir do menu principal. Estas opções fazem lembrar bastante o GTA com os modos "Vigilante" e "Taxi", bem como a incitação do GTA à exploração. É neste último modo que podes aproveitar para maravilhar os olhos com a fantástica recriação do Centro de Londres, incluída em Black Monday.

Boca suja

Se tivesse alguma crítica a fazer ao Black Monday, seria que em vez de aumentar o realismo, o praguejar constante distrai-nos de cenas sérias, provocando gargalhadas em muitas ocasiões. Mas, palavrões à parte, Black Monday tem um estilo que transborda em cada pixel; o detalhado cenário londrino, a excelência dos actores, a emotiva animação das personagens e um enredo viciante significam que, mais uma vez, a SCEE tem um enorme sucesso entre mãos.

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