Permissão para decolar
Chegou hoje à PlayStation Network e à Xbox LIVE a primeira demonstração deAce Combat: Assault Horizon, o título que promete reinventar a famosa série de simulação de combate aéreo da Namco Bandai.
Na demonstração os jogadores podem se aventurar em duas missões da campanha principal do game, sendo que em cada uma é possível tomar o controle de uma aeronave diferente. Enquanto na primeira é possível extrair toda a diversão dos clássicos caças de combate, na segunda é necessário controlar um helicóptero de guerra.
Essa cidade vai precisar ser reconstruída
Na primeira missão, o jogador assume o papel de um piloto veterano de guerra que, embora ainda tenha que superar uma crise de pesadelos envolvendo combates no ar, precisa ajudar a sua equipe a acabar com a ameaça de um grupo de aviões que ataca a cidade de Miami.
Embora seja possível visualizar a costa da cidade norte-americana (assim como seus prédios e toda a sua extensão urbana) o seu visual não chega a impressionar, sendo que mesmo quando se está próximo do nível do solo as texturas da cidade não conseguem reproduzir um ambiente convincente.
Em alguns dos combates aéreos, no entanto, os aviões chegam a disparar (ou cair, dependendo do caso) em alguns edifícios e estruturas urbanas, gerando animações interessantes que dão vida ao combate.
Combatendo de perto
Nesta mesma missão, o jogo também ensina a usar o sistema Dog Fight Mode (DFM), essencial para derrubar o avião de alguns pilotos mais habilidosos. Para entrar nesse modo, é necessário chegar bem perto dos oponentes e pressionar os botões superiores do joystick. A partir daí, o jogo passa a controlar o seu avião e cabe a você acertar o adversário.
Embora pareça fácil, o modo dá um certo trabalho e exige um pouco de tempo até que o jogador se acostume. Afinal, acertar a metralhadora e até mesmo os mísseis em um alvo cruzando o ar velozmente exige um pouco de perseverança do piloto.
Enquanto os detalhes da cidade decepcionaram um pouco, a animação de combate dos caças está bem legal. Sendo que, por exemplo, a cada rajada de tiros que recebe, o avião atingido deixa pequenos rastros de sua estrutura metálica.
Contudo, enquanto derrubar os inimigos um a um seja bastante divertido, é necessário também escapar dos mísseis lançados pelos seus oponentes. Com sorte, a primeira missão ensina ao jogador como escapar das investidas adversárias de forma bem-sucedida e tranquila.
Duas hélices e muitos comandos
Uma novidade na série, os helicópteros de combate terão um papel de destaque em Ace Combat: Assault Horizon. Da mesma forma que na missão de Miami, a segunda fase da demo possui o papel de ensinar o jogador a controlar a aeronave que está pilotando.
Enquanto com os maiores segredos dos caças se escondem na aceleração certa para realizar as manobras, os helicópteros exigem que os jogadores dominem comandos um pouco mais complexos do que aqueles com os quais estavam acostumados.
Desse modo, o analógico esquerdo é utilizado para movimentar a nave enquanto o direito controla a sua rotação em volta do próprio eixo. Já para aumentar e diminuir a altura dos veículos, por outro lado, há dois botões encarregados dessas funções.
Se apenas movimentar-se pelo ar já dá trabalho, tente imaginar uma situação de combate. Nesses casos, ainda é necessário utilizar os botões superiores do joystick para utilizar a metralhadora de seu helicóptero ou suas armas especiais.
Nesse momento, o jogador pode escolher entre movimentar-se e fugir dos projeteis adversários ou retribuir a gentileza com explosivos. Porém, por mais penoso que possa parecer, é preciso realizar as duas ações simultaneamente para não acabar sendo derrubado em território inimigo. Algo que irá acontecer algumas vezes até que o jogador domine todos os comandos.
Voando baixo
Ace Combat: Assault Horizon é bastante variado e reproduz o combate aéreo com diversos tipos de aeronave. O combate flui bem e diverte logo na primeira missão, enquanto o destino de seu protagonista também gera expectativas.
A primeira demonstração disponibilizada pela Namco, contudo, oferece alguns aspectos visuais bastante fracos e abaixo do esperado, algo que deve ser revertido pela companhia até o lançamento do jogo, no dia 11 de outubro, para que a sua experiência possa melhorar.
Artigos Relacionados: