É bola na rede!
Nesta terça-feira, dia 13 de setembro, a EA Sports disponibilizou uma versão demonstrativa da mais nova e aguardada edição de FIFA, a sua série de simulação de futebol. A demo, lançada para PC, PlayStation 3 e Xbox 360, permite que os jogadores escolham entre seis times (Arsenal, Barcelona, Borussia Dortmund, Manchester City, Marseilles e Milan) para disputar partidas com dois tempos de três minutos.Reaprendendo a controlar um timeLogo no início da demonstração, o game questiona o nível de conhecimento do esporte apresentado pelo jogador e depois apresenta um tutorial do novo sistema de defesa adotado pela série.
Nas últimas versões, uma das principais manobras defensivas consistia no uso de um botão que fazia a sua equipe pressionar o jogador que estivesse com a bola. Em seu lugar, a companhia inseriu um comando (existente em versões mais antigas da franquia) que faz com que o jogador tente roubar a bola de forma mais amistosa.Para quem ficou incomodado com a mudança, a função de pressão do time continua presente no game, mas foi remapeada para os botões superiores (no caso de quem usa um joystick), juntamente com o do recurso que traz um segundo jogador para auxiliar na defesa.
O novo sistema de impactos pode ser sentido em faltas e situações em que há bastante jogo de corpo, mas dependendo do estilo do jogador pode acabar não sendo percebido. Já outras mudanças, como as cobranças rápidas dos laterais, embora tornem o jogo melhor e mais rápido acabam sendo um detalhe a mais.
Enquanto isso pode parecer estranho no começo para os fãs da série, a mudança é muito menos complicada do que parece, além de ser fácil de ser assimilada. Além disso, com todas essas adições, os jogadores agora possuem mais recursos para impedir o avanço do ataque adversário.Defesa de impactoAlém dos comandos, uma das primeiras novidades sentidas pelo usuário nesta demo é a mudança da inteligência dos times no aspecto defensivo. É bom esquecer aqueles jogadores que driblam uma equipe inteira, chegar até a pequena área e fazer o gol.
Para poder avançar, os dribles continuam importantes, é claro, mas jogadas e passes de precisão serão ainda mais necessários para ultrapassar as linhas da defesa adversária. Afinal de contas, os zagueiros estão trabalhando melhor e pressionam bem sem deixar buracos no campo.Como as disputas estão mais acirradas, é possível notar muito mais o jogo de corpo entre os jogadores, sendo que a melhoria nas animações é bastante notável. Assim, desde aquele empurra-empurra no meio da área antes dos escanteios até os encontrões e divididas se apresentam muito mais próximos da realidade.Poucas mudanças... Mas está tudo bem!Fora o uma pequena mudança no mapeamento dos controles e a melhoria da inteligência artificial dos zagueiros do game, não há muitas mudanças aparentes em FIFA 12. Tanto é que, se não fosse a melhoria no visual de alguns jogadores e atualização das escalações, alguns poderiam até dizer se tratar de seu antecessor.
O novo sistema de impactos pode ser sentido em faltas e situações em que há bastante jogo de corpo, mas dependendo do estilo do jogador pode acabar não sendo percebido. Já outras mudanças, como as cobranças rápidas dos laterais, embora tornem o jogo melhor e mais rápido acabam sendo um detalhe a mais.No entanto, isso não é de todo ruim, uma vez que o sistema de FIFA já estava bastante consolidado em sua versão anterior Desse modo, o game provavelmente irá continuar agradando a sua legião de fãs quando for lançado, no dia 29 de setembro.
A cidade da Nintendo, digo, da FIFA
Enquanto o Wii não recebeu nenhuma versão demonstrativa, os donos do console terão a sua disposição a FIFA City em sua versão de FIFA 12. A cidade funciona como uma espécie de menu interativo do game.Para aumentar a sua população, o jogador irá precisar cumprir algumas tarefas como fazer cinquenta gols ou vencer 200 partidas. Assim que esses objetivos forem cumpridos, a cidade cresce e ganha itens para acomodar os novos moradores, assim como novos modos de jogo.
No entanto, o grande destaque de FIFA City é a possibilidade de escalar jogadores para o time da cidade e competir com os times de outros usuários. Desse modo, cada vez que a sua cidade ganha um novo nível (ou seja, atinge um determinado número de habitantes), você pode chamar mais um jogador para a sua equipe. Algo que incentiva os usuários a continuar jogando.
Artigos Relacionados: