É preciso sentir medo?
Durante a Tokyo Game Show deste ano, os visitantes da feira puderam ter acesso a uma demo jogável de quinze minutos de Silent Hill: Downpour, publicado pela Konami e desenvolvido pelo estúdio tcheco Vatra Games.
De acordo com o relato de quem pôde por as mãos no jogo, como a equipe do site norte-americano IGN, mesmo a poucos dias do outubro (quando o título está previsto para ser lançado no Japão), o game ainda aparenta estar em um estado “cru” de produção, contendo diversos problemas.
Será que engrena?
A demonstração da TGS iniciava-se com um pequeno quebra-cabeça no qual o jogador deveria girar algumas manivelas a fim de alterar o curso da água presente no local. Para resolvê-lo, era necessário fazer com que o fluxo do líquido alimentasse uma turbina responsável pelo fornecimento de energia a um elevador.
Segundos os relatos de quem teve acesso ao demo, no entanto, os comandos durante o puzzle são estranhos, assim como a câmera em terceira pessoa (que realiza um movimento de zoom toda vez que o personagem utiliza seu isqueiro para iluminar o caminho). Elementos básicos da jogabilidade que acabam atrapalhando a experiência do game.
Além disso, embora os cenários da demo fossem amplos, a presença das clássicas “paredes invisíveis” em locais inusitados tornou bastante confuso para os jogadores saberem onde eles podiam ou não caminhar.
Os bons (ou maus) momentos
Uma das características de Silent Hill: Downpour que mais chamou a atenção dos visitantes da feira foi a possibilidade de utilizar vários elementos do cenário para se proteger dos inimigos da melhor forma possível. Atacando-os.
Há desde chaves de fenda e cadeiras até pedras do chão e machados de incêndio que podem ser utilizados a qualquer momento para agredir os seus adversários. No entanto, a falta de balanceamento entre os itens (fora o machado, poucos objetos realmente causam dano) e animações falhas interferem um pouco no desenvolvimento da atmosfera do game.
Ainda assim, em determinadas circunstâncias, a demonstração cumpriu o seu papel ao indicar de que se tratava de um título da série Silent Hill. Detalhes bem posicionados, como a presença de corpos retornando à vida repentinamente após o jogador ter se acostumado com a presença do cadáver inerte, auxiliam sem dúvida na criação do horror característico da série. Em outra passagem, por exemplo, a Vatra faz com que os jogadores tenham que passar por corredores estreitos e escuros sem saber o que se esconde nas trevas daquele espaço.
Contudo, de acordo com os relatos dos visitantes da TGS 2011, a desenvolvedora ainda precisa arrumar diversos problemas técnicos para que Silent Hill: Downpour seja lançado mês que vem no Japão como um representante digno de uma das melhores séries de seu gênero, e não como uma ovelha negra que não deveria ter nascido.
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