12/10/2011

Hitman Absolution

English   Español

Ativando o sexto sentido

O anúncio de Hitman Absolution foi envolto de muito mistério, com apenas algumas imagens e dicas sendo divulgadas pela IO Interactive. Aos poucos, mais informações foram liberadas pela desenvolvedora até que, nesta semana, a produtora lançou um vídeo com mais de 15 minutos de jogabilidade do aguardado game.
Porém, não é nada realmente inédito. Trata-se de uma gravação da mesma versão disponibilizada para testes na última E3, com a diferença de que agora o público geral pode conferir as novidades com seus próprios olhos.
Um passo à frente
Um dos pontos que mais chama a atenção na jogabilidade de Hitman Absolution é o sistema de instinto. Como descrito anteriormente, Agent 47 agora possui uma espécie de poder que permite uma visualização mais detalhada da situação, como uma intuição desenvolvida no decorrer de sua vida assassina.
Na prática, esse recurso funciona como o Detective Mode de Batman: Arkham Asylum ou a Eagle Vision de Assassin's Creed, destacando objetos úteis no cenário e localizando inimigos próximos. No caso do game da IO, mais do que fazer isso, o protagonista consegue saber com exatidão o caminho dos guardas, permitindo que o jogador crie estratégias para se esconder nas sombras e até mesmo para iniciar um ataque surpresa.

O funcionamento desse novo mecanismo parece ser bem prático, sendo ativado rapidamente. Com isso, a tela ganha um novo tom azulado em que é possível identificar itens de cenário com que você pode interagir, como alavancas ou algo que pode se transformar em arma. A trilha dos adversários é destacada com um risco avermelhado no chão, indicando por onde os policiais passarão e até onde eles irão fazer a patrulha.
De acordo com a desenvolvedora, esse recurso serve exatamente para que o usuário antecipe seus movimentos, criando suas táticas diferenciadas para cada situação.
Entre o ninja e o Rambo
Outro ponto que difere Hitman Absolution de seus antecessores é a liberdade dada pela IO Interactive na hora de controlarmos o assassino. De acordo com o produtor do título, Hakan Abrak, o ritmo do jogo será totalmente definido por quem estiver com o joystick na mão.

Ele explica que o grande foco da jogabilidade está no modo stealth, como pôde ser visto no vídeo. Fugindo da polícia e desarmado, Agent 47 invade uma biblioteca e precisa se aproveitar da falta de iluminação para se esconder até encontrar uma arma. Até mesmo os combates iniciais devem ser feitos de forma silenciosa, seja arremessando um guarda do segundo andar ou esmagando sua cabeça com um busto de mármore.
Até mesmo as trocas de tiro devem ser mais pensadas do que a maioria dos jogos de ação disponíveis no mercado. Por mais que você consiga uma pistola, o ideal neste novo Hitman é permanecer escondido até o momento certo para revidar os disparos no momento certo, procurando ser sempre o mais fatal possível — afinal, você é um assassino profissional. Outra possibilidade é usar um guarda como escudo humano, evitando ser atingido.
Porém, esse não é único estilo de jogo existente. Caso confie em seu gatilho, você pode ativar o “modo Rambo” e sair atirando em tudo o que se mexer em sua frente. É claro que isso pode tirar um pouco da aura do jogo, mas pode ser igualmente divertido.
Largado à própria sorte

Outro ponto destacado no início do vídeo é que Hitman Absolution será muito mais focado na história de Agent 47 do que os jogos antecessores. Isso porque, como explica o produtor, o personagem foi traído e deve agir sozinho a partir de agora, o que abre espaço para que conheçamos seu passado.
Além disso, Abrak também comenta que o próprio desenvolver da trama será mais trabalhado, já que o enredo terá reviravoltas que irão influenciar a continuidade da narrativa. Segundo ele, isso interferirá nos acontecimentos, algo que pode incentivar os jogadores a terminar o game uma segunda vez.
Por fim, o produtor comentou o quanto o áudio será importante para a criação da atmosfera. No vídeo liberado, por exemplo, era possível conferir os batimentos cardíacos de Agent 47 durante os momentos stealth, evidenciando o nervosismo enquanto tentava se esconder dos policiais que o caçavam.

Artigos Relacionados:

0 comentários:

Recomendamos que você leia nossa política de comentários antes de comentar.
Mostrar ▼
- Parcerias são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso Formulário de Contato.
- Evite divulgar o seu blog nos comentários para que ele não seja excluído por nosso autor. -Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.

Postar um comentário

▲ Ir para Topo